RSS

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mais uma receita meio italiana

        As pessoas marcam nossas vidas de diferentes formas: idéias compartilhadas, conversas agradáveis, viagens, encontros e uma série de outras coisas. Há quem associe as pessoas com quem se relaciona com músicas, lugares e paisagens, filmes, livros e por que não, até comida...rss...rsss. Nem preciso dizer que sou uma dessas pessoas que se lembra dos amigos e do que comemos juntos, mas é claro que não me esqueço do bate-papo, das novidades compartilhadas, das piadas e risos dividos.
       Uma de minhas amigas é uma pessoa muito estudiosa, doutoranda por sinal, cuidadosa com a saúde e a com a boa forma, sempre atenta ao que come, embora não abra mão do sabor e saiba como poucos apreciar um bom prato. Em uma de minhas visitas à sua casa comi um macarrão delicioso, que ela me garantiu ser uma receita bem leve, quase light, e me provou a pertinência dos adjetivos ao mostrar que ela fazia parte de uma coletânea de receitas, simplesmente deliciosa e saborosa, elaborada por sua nutricionista. Achei o máximoooo! Primeiro pelo efeito de sabor que a mistura de ingredientes cria no prato, segundo pela praticidade e rapidez do preparo. Trata-se de uma boa pedida para jantares ou almoços de domingo, enfim é para aquelas horas em que as forças estão mirradas enfrentar a cozinha e  não se tem vontade de comer fora, mas o desejo de comer algo rápido e saboroso não para de "bater na barriga".
       A receita que se segue é uma adaptação minha (como tudo o que faço e cozinho...rsss...rsss) pois sou péssima em anotar receitas, para ser sincera nunca guardo nada, acabo incorparando o novo prato à minha maneira de cozinhar pois acho uma escravidão cozinhar com medidas exatas e consultar a toda hora a "receitinha", nada mais entediante e anticriativo, tira meu "T" de cozinhar. Mas isso sou eu, cada um tem sua maneira de se relacionar com a cozinha. O que vale é o effeito no final das contas, ou seja, gostou? Ficou saboroso? Então, manda ver do seu jeito!



Macarrão leve

Molho
100 gr de palmito fatiado
100 gr de azeitona fatiada
200 gr de presunto de peito de peru cortado em tirinhas
Alho, cebola e sal à gosto
300 ml de leite semi desnatado
1 colher de sopa de farinah de trigo
2 colheres de sopa de requeijão
óleo de soja suficiente para refogar (mais ou menos 2 colheres de sopa)


Massa
400 gr de macarrão tipo penne cozido


Modo de preparo:

1. Em uma panela coloque o óleo, o alho e o sal, e a cebola e deixe dourar levemente.

2. Acrescente o palmito, a azeitona e o peito de peru e refogue também.

3. Misture o leite com a farinha e coloque na mistura de refogados, mexendo sempre até engrossar.

4. Abaixe o fogo e coloque as duas colheres de requeijão, se gostar da especiaria, pode colocar mais. Agora é só desligar e colocar sobre o macarrão já cozido e saborear.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Uma deliciosa combinação: cinema e culinária (mais um filme)

          Esse é o segundo post da série  cinema e culinária. Hoje vou falar sobre outro filme que celebra a arte de preparar alimentos e o prazer da boa mesa: Sem Reservas. Esse filme é um remake da versão alemã Simplesmente Martha (2001), mas segundo alguns críticos a filmagem americana potencializou o que o filme tem de melhor.

Sem Reservas
       
Título original: No Reservations
Duração: 104 min
Gênero: Comédia romântica
Direção: Scott Hicks
Ano: 2007
País de origem: EUA     

      O filme conta a história de Kate Armstrong, uma meticulosa chef de cozinha interpretada por Catherine Zeta-Jones. Perfeccionista ao extremo, Kate  comanda sua equipe com rigor e  tanto controle que consegue intimidar a todos. Sistemática, leva os dias imersa nos trabalhos do restaurante, cultivando a solidão e o egoísmo de uma existência que não supera o eterno ir e vir entre casa e trabalho. Sua marca é a rigidez e a determinação de quem resume sua vida ao ofício escolhido.
     Tudo estava muito bem e sob controle até que sua irmã morre em um acidente e deixa a filha Zoe (Abigail Breslin)  de 9 anos aos cuidados de Kate. Sem saber como organizar a rotina com uma criança e muito menos o que lhe oferecer para comer, a chef sente sua vida ser desequilibrada. Essa sensação é  triplicada pela entrada de Nick (Aaron Eckhart), um subchef americano de formação italiana que escuta ópera e canta enquanto cozinha. Ao contrário da seriedade e rigidez de Kate, Nick age com levez e simpatia, conquistando ao todos, especialmente sua sobrinha que se alimenta pela primeira vez, após muitos dias, da macarronada que Nick preparou.
     Com sutileza e muita ousadia criativa Nick consegue conquistar Zoe e também Kate que se permite  fugir da rotina e dos padrões pré estabelecidos. O jantar na cabana de cobertores, preparado por Nick para as duas  é um convite aos devaneios infantis em meio a sabores e brincadeiras. Com a ajuda de Nick, Kate percebe que o restaurante e sua profissão são apenas uma pequena parte de sua vida e desenvolve a capacidade de se doar e compartilhar.
     É um belíssimo filme que apresenta a arte da culinária e a arte de amar como convites a olhar a vida com simplicidade, a vivê-la de forma a valorar outras coisas que não àquelas determinadas pelo lucro, enfim é conceber sucesso como sinônimo do prazer, do conviver e do amar!
     
Pizza de frango



 
Como cozinheiro de formação italiana, Nick preparava deliciosas macarronadas, pizzas, tinramisus e outros. Essa é receita simples com um toque caseiro, é claro!


Massa
Ingredientes
1 copo de requeijão de água morna
1 colher de sopa de fermento biológico (para pão)
1 colher de sopa de açucar
1 pitada de sal
1 colher de sopa de manteiga
250 gramas de farinha de trigo, ou até dar o ponto (soltar das mãos)

Modo de preparo

1. Coloque a água morna, o açucar e o fermento em um recipiente e deixe repousar sem mexer

2. Acrescente a manteiga, o sal e a farinha e amsse bem, até dar o ponto e soltar das mãos.

3. Abra a massa com  um rolo, de forma que fique fina (mais ou menos 1 a 2 cm)  e termine de esticá-la na forma de pizza, com os dedos.

4. Asse em forno pré aquecido, brevemente (por aproximadamente 15 minutos), retire do forno e reserve.

Rendimento: 4 massas de pizzas grande

Molho
Ingredientes
500 gr de peito de frango cortado em cubinhos
2 colheres de sopa de óleo
2 dentes de alho
1 cebola picadinha
1/2 colher de sopa de extrato de tomate
100 ml de água
200 ml de creme de leite
manjerona à gosto
sal

Modo de preparo

1. Em uma panela coloque o óleo, o alho socado com sal, a cebola e deixe dourar levemente. Acrescente o frango e mexa sempre até dourar bem.

2. Coloque o extrato de tomate, a água e deixe ferver bem.

3. Prove e veja se o tempero está à gosto, se desejar coloque a manjerona. Deixe ferver mais, abaixe o fogo e acrescente o creme de leite. Desligue.

Montagem

1. Coloque o molho sobre a massa de pizza pré assada, cubra com mussarela e salpique com orégano. Se desejar decore com pedaços de frango, rodelas de tomate e cebola. Asse em forno pré aquecido até o queijo derreter e saboreie!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Ainda sobre o chocolate

      

          No último post falei sobre o belíssimo filme Chocolate e das delícias da vida e da gastronomia que ele celebra. O chocolate, também conhecido como "droga da paixão", além de elevar os níveis de serotonina, como disse ontem, trazendo a sensação de bem estar, tem um certo poder de unir as pessoas, pelo menos em torno do ato de comer ou preparar alimentos. Não é à toa que a receita mais acessada aqui do Culinartes é a do Bolo de chocolate para a meninada. E é verdade que o chocolate é um paixão universal (que me perdoem os que não apreciam essa iguaria), pois esse post foi lido por pessoas dos Estados Unidos, Alemanha e Canadá.
       Um dos comentários que recebi é da Marie Smicht (o comentário original está no post do Bolo de Chocolate), que disse  que ama as comidas do Brasil (ponto para nós rsss...rsss) e que preparou o bolo e ficou uma delícia. Segundo ela sua família amou! E termina agradecendo.
          Marie, eu é que agradeço. Fico muito feliz de saber que vocês passaram agradáveis momentos em família compartilhando o preparo e os sabores do bolo.  Espero que vocês tenham mais momentos assim.    Se você ainda não teve tempo de preparar uma de nossas receitas, ou já tem preparado as suas, compartilhe sua aventura culinária conosco, deixando seu comentário.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Uma deliciosa combinação: cinema e culinária

       Hoje vou falar sobre duas de minhas grandes paixões: cinema e culinária. Juntos formam uma deliciosa combinação e não falo de preparar delícias para saborear assitindo seu filme preferido  (se bem que isso é igualmente prazereso). Falo de uma combinação cada vez mais constantes em filmes - a culinária como temática central, celebrando o prazer do preparo, a arte de manipular e criar sabores, a experiência de saborear um prato e o conjunto de sensações oriundos desse processo ímpar.
      Há filmes memoráveis, desses de encantar e dar água na boca mesmo àqueles que não cultivam o hábito de cozinhar. O fato é que esses filmes tratam tão bem da culinária, do prazer da boa mesa que conseguem de fato envolver o expectador que se delicia com os segredos do preparo de um bom prato e parece quase sentir o cheiro das iguarias, a ponto de salivar só de imaginar como seria prová-las!
     No meu caso, gosto de assitír e tentar preparar um dos pratos que aparece no filme, com as devidas adaptações e meu toque caseiro de cozinheira amadora, é claro. Então, fiz um seleção de filmes que acho simplesmente maravilhosos e postarei logo abaixo a receita que preparei., totalizando cinco post's. Caso já tenha assistido o filme, deixe seu comentário e se por acaso, também preparou algum prato, coloque sua receita também. Mas se algum dos filmes for inédito para você, fica aqui o convite. Ah... não deixe de contar como foi a experiência!


Chocolate

 
Título original: Chocolat
Duração: 105 minutos (1 hora e 45 minutos)
Gênero: Comédia
Direção: Lasse Hallström
Ano: 2000
País de origem: EUA


        O filme conta a história de Vianne Rocher (até o nome lembra aquele famoso chocolate Ferrero Rocher...rss...rss) interpretada pela brilhante atriz francesa Juliette Binoche. Tudo se passa em uma inóspita e fictícia cidade do interior da França, que recebe duas forasteira, Vianne e sua filha de seis anos. Disposta a montar sua loja de chocolates Maya, Vianne aluga uma sala em frente à igreja e inicia seu comércio sob o olhar reticente e por vezes censurador dos habitantes do lugarejo que estão em pleno período de quaresma.
       Munida de coragem e força -  afinal preparar o chocolate com os grãos in natura, como mostra o filme, exige tudo isso e muito mais - Vianne se esforça para conquistar a cidade e o povo, marcados pela frieza e dureza de corações. Sua estratégia é fruto  da combinação de muita observação da condição humana e, é claro maestria na arte de preparar pratos à bse de chocolate. Todos que adentravam à sua loja eram recebidos afetuosamente, cuidadosamente sondados e, por fim, brindados com o oferecimento de  um chocolate capaz de tocá-los de maneira única, íntima e visceral. O filme relata de forma vibrante e divertida as aventuras do povo daquela cidade promovidas por Vianne e seus chocolates.
     Conhecido por despertar paixões, (é verdade que o consumo de chocolates aumenta os níveis de serotonina), Chocolate traz cenas lindas da paixão entre Vianne e Roux (Johnny Depp), um músico andarilho que desembarca na aldeia. Além de um convite a experimentar o prazer do chocolate, esse filme combina ingredientes imprescindíveis, valores de vida a serem celebrados:  humanismo, tolerância e pluralidade cultural.

Chocolate Quente




Ingredientes
1 litro de leite integral ou semi desnatado
3 colheres de cacau em pó
1/2 lata de leite condensado
1 colher de café de bicarbonato de sódio
Canela ou raspas de casca de laranja
Chantily à gosto


Modo de preparo
1. Ferva o leite com o cacau em pó e o leite condensado.

2. Retire do fogo, coloque o bicarbonato de sódio, despeje sobre as xícaras, coloque o chantily e salpique com canela ou rapas de casca de laranja.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Coxinhas Empanadas

      Há certos dias que acordo com vontade de comer coisas engordiet's. Sim, por que não? Um pequeno deslize, de vez quando, mas bem de vez em quando mesmo, confere um colorido diferente à mesa. Por isso deixo essas escapadelas para uma vez ao mês, em um almoço, ou jantar daqueles em que se deseja algo, prático, saboroso e calórico, enfim engordiet.
     Então, reconhecidamente  possuída pelo meu momento de rebeldia gastronômica, cheguei açougue e pedi 2 quilos de coxinha da asa já temperada. Guardei e na manhã seguinte, por volta das 12h, aqueci a manteiga, triturei a bolacha de água e sal (tipo cream cracker) no liquidificador e passei pelas coxinhas que forma fritadas em óleo bem quente, mas de forma lenta, para que ficassem "ao ponto", crocantes e muito suculentas. Ahhhh... hummm... nem preciso dizer que TODOS se entregaram ao devaneio, esquecendo das calorias, da gordura, do colesterol e principalmente de que era um prato engordiet...rsss...rsss.

Coxinhas Empanadas

Ingredientes
2 kilos de coxinha da asa temperada (ou se preferir tempere à seu gosto)
250 gr de bolacha de água e sal, tipo cream cracker
100 gr de manteiga
óleo para fritar

Modo de preparo

1. Aqueça a manteiga até ficar líquida e triture a bolacha.

2. Passe as coxinhas pela manteiga rapidamente, escorra por uns instantes e passe pela bolacha triturada de forma a ficarem completamente cobertas.

3. Frite em óleo aquecido, com quantidade suficiente para cobrir as coxinhas. Não mexa, apenas controle o fogo para que fiquem "ao ponto" e não queimem.

Biscoito de Queijo

        Não escondo de ninguém minha paixão pelos sabores de Minas Gerais. Especialmente pelo jeito hospitaleiro dessa gente que conserva a garrafa de café e as quitandas sobre a mesa da cozinha afim de receber os visitantes ao longo do dia. E não importa quem seja e nem a que horas chegue. E, se por acaso as quitandas acabarem (o que diga-se de passagem, é muito raro) ali mesmo, na presença do visitante, prepara-se um biscoito frito, ou um biscoito de queijo, um quebradro e assim por diante.
       E a conversa, a prosa, a contação de casos e dos últimos acontecimentos, ocorre no ritmo divertido da preparação da quitanda, que às vezes também conta com a ajuda do visitante. Esse jeito de receber na cozinha de casa é algo que revela grande intimidade. Um querer bem  para além das formalidades e aparências, que coloca em relevo o compartilhar, o estar para o outro e com o outro a qualquer hora, cultivando o verdadeiro sentido da palavra amizade.
       Nem é preciso dizer que esse tipo de convívio perdeu lugar em nosso cotidiano, marcado por uma agenda apertada onde mal cabem visitas, muito menos há espaço para conversas que durem o tempo da preparação de um prato. Mas podemos fazer pequenas adaptações. Se o amigo, ou amiga não pode esperar o biscoito ser preparado, vale abastecer o freezer com porções dele já prontinhas para serem levadas direto ao forno, já pre aquecido. Tão aquecido quanto pode estar a conversa que, seguramente, ficará mais saborosa!


Biscoito de Queijo

Ingredientes
2 copos de requeijão de leite
1 copo de óleo
1 colher de sopo de sal
3 copos de requeijão de polvilho azedo
2 colheres de manetiga
1 e 1/2 queijo
6 ovos.

Modo de Preparo

1. Em uma panela leve ao fogo o leite, o óleo e o sal. Quando levantar fervura, regue o polvilho que deve estar em um recipiente, como uma bacia por exemplo.

2. Após essa mistura esfriar acrescente os ovos, um a um, sovando bem.

3. Coloque a manteiga e o queijo e amsse bem.

4. Enrole em forma de meia lua e marque com um garfo.

5. Asse em forno pré aquecido e caso não queira assá-los no meomento, basta congelá-los já enrolados!



Bolo de Mexerica

      Sempre que possível, adoro acrescentar frutas às minhas receitas de bolos. E vale tudo: laranja, maçã, limão, abacaxi, banana, morango, frutas secas ou cristalizadas... enfim o que o paladar pedir! Uma de minhas preferidas é a receita de bolo de mexerica. Sua massa fica magnificamente leve e com um sutil toque frutado. A cozinha fica perfumada já no preparo dessa iguaria, antes mesmo de ir para o forno. E, uma vez no forno, inunda toda a casa e convidando a todos para provar seu sabor. Hum... dá água na boca só de lembrar.
     Há alguns dias cheguei do trabalho e me deu uma vontade louca de comer o tal do bolo de mexerica. Então, não hesitei em dirigir até o mercadinho próximo de minha casa e escolher um pacote das frutas que estavam  fresquinhas, com a  casca fininha e de tão maduras exibiam um laranjado intenso.
     Voltei para casa de posse das frutas e com a saborosa alegria de poder finalizar o dia com um sabor caseiro, que mistura autonomia e liberdade de gozar do tempo em família de uma forma diferente daquela que comumente impõe  anestesia frente às televisões. Sim, acredito que enquanto preparo um prato posso ter meus filhos à minha volta, compartilhando os acontecimentos do dia, dividindo suas descobertas, auxiliando no preparo do alimento e sufruindo de todas as experiências que o ato proporciona: o valor do trabalho, a possibilidade de troca e de cooperação, as diferentes texturas, odores e sabores que se combinam no alimento.  Sim, mais que nutrir o corpo e alimentá-lo, há um alimento real para a alma, para o espírito no preparo e no saborear dos alimentos.


Bolo de Mexerica

Ingredientes
3 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de açucar
3 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa fermento em pó
2 xícaras de suco de mexerica (só o sumo sem adição de água)
1 pitada de sal

Modo de preparo

1. Em um recipiente, misture a manteiga e o açucar, em temperatura ambiente, até forma uma massa branca.

2. Acrescente os ovos, um a um, e bata incessantemente até formar um creme branco.

3. Passe a farinha de trigo  e o sal pela peneira e junte ao creme, alternado com o suco de mexerica.

4. Coloque o fermento em pó e mexa levemente.

5. Leve para assar em forma untada manteiga e polvilhada com farinha de trigo em forno pré aquecido. Não abra o forno por pelo 30min.


Obs. Se desejar, após desenformar o bolo, umedeça-o com uma calda, conforme a sugestão a seguir:

Calda de Mexerica

Ingredientes
1/2 xícara de suco de mexerica (sem a adição de água)
1 xícara de açucar cristal

Modo de preparo
Misture bem e regue o bolo ainda morno