RSS

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Escola da Vida



                          Esse clip é de uma canção de Juraíldes da Cruz, lindamente interpretada por Maria Eugênia. Ele, o autor, é de Tocantins e tem uma relação bem telúrica com a música, além de compor combinando humor com a capacidade de criar sátiras do cotidiano, sem perder um quê de romantismo. Nessa canção ele dá uma verdadeira lição de vida, coisa de escola, mas uma escola mais ampla que dialoga com os sentidos da vida e com a sabedoria há muito perdida. A interpretação Maria Eugênia consegue dar vida e movimento a cada linha melódica da música e convida os ouvintes a verdadeiramente  se encontrarem com "suas asas". O clip não é da música, foi uma encomenda para um trabalho de pesquisa que dialogou com a música por se pautar em uma teoria - a Ecopedagogia- que tinha premissas análogas. 
                          Mas o que importa é que a arte ultrapassa qualquer pragmatismo e guarda polissemias inesgotáveis, tanto quanto a capacidade  humana de ouvir, ver e fruir... e devanear. 

Se o gato tem sete vidas, e a música sete notas... o bolo tem sete copos!!

          Oi gente! Faz tempo não é? Então... muito trabalho, muitos problemas de saúde na família e, é claro, menos tempo e disposição para postar. Mas agora que essa maré passou, ou pelo menos se mostra mais calma, a vontade de escrever voltou, e já tenho até uma listinha básica de tudo que quero postar, pois não deixei de cozinhar durante esse breve sumiço. Apenas guardei em minha agendinha (fiel companheira que carrego comigo para cima e para baixo), tudo o que pretendo socializar com vocês.

            A receita que quero apresentar hoje é o famoso bolo de sete copos! Aliás sete é um número amplamente presente: sete pecados capitais, a semana tem sete dias, Deus descansou no sétimo dia após a criação do mundo, são sete as maravilhas do mundo... e por aí vai. Essa receita é de ninguém menos que minha sogra - uma mulher admirável, de princípios sólidos e de generosidade rara. Recentemente fez oito sessões de quimioterapia e passou por uma cirurgia de remoção de parte da mama. Tudo isso trabalhando em casa e na igreja como sempre fez e com o mesmo bom humor e confiança de sempre. Estive com ela no hospital e a vi sair da cirurgia: estava alegre, lúcida e grata. E hoje, para comemorar meu retorno (mais um..rsss) trago essa receita da vó Ninha (como carinhosamente meus filhos a chamam) como forma de homenageá-la!


Bolo Sete Copos

1 copo de farinha de trigo
1 copo de açúcar cristal
1 copo de fubá
1 copo de óleo (na verdade pode ser apenas 3/4 do copo)
1 copo de leite
1 copo de ovos ( o que equivale a mais ou menos 3 ou 4 ovos)
1 copo de queijo curado ralado)




Modo de Preparo:

1. Ligue o forno para pré-aquecê-lo e unte uma forma média com margarina e farinha trigo polvilhada.

2. Coloque os ingredientes  em um liquidificador; primeiro os líquidos e depois os secos, pois assim fica mais fácil de bater.

3. Despeje na forma e leve ao forno para assar. O resultado é um bolo fofíssimo e muito aromático, além de ser delicioso, é claro.

.