RSS

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Uma pitada de humor vai bem em qualquer prato

        
          Um dos motivos de minhas ausências é meu intenso exercício de mãe-professora, não apenas por combinar esses dois ofícios, mas principalmente porque quando retorno para casa após um dia de trabalho me dedico a ser professora-mãe do meu filho. É aquela conhecida toada de ensinar tarefa, revisar conteúdos, explicar o que não ficou claro da maneira mais acessível e significativa, estudar para as avaliações e tudo o mais que essa faceta da maternidade requerer.
            Hoje estávamos estudando para a avaliação de Língua Portuguesa e me deparei com uma receita cujo o principal ingrediente é o bom humor. Então, não resisti e resolvi compartilhar. Se ela funciona, está com as medidas certas ou o modo de fazer é coerente, não sei dizer, mas que ela provoca boas risadas, isso é verdade!
 

Receita cazêra minêra di môi di repôi nu ái iói

Ingredienti
5 denti di ái
3 cuié de ói
1 cabêsss de repôi
1 cuié de mastumati
sá a gosto

Modi fazê
1. Cascá o ái, picá o ái i socá cum sá.
2. Quenta o ói na caçarola.
3. Fogá o ái socado no ói quentin; picá o repôi beeemmm finin; fogá o repôi no ói quentin juntu cum ái fogado; pô a mastumati i mexê cum a cuié pra fazê môi.
4. Sirva cum rõis e meléte. Issu é bão dimais da conta, sô!








segunda-feira, 16 de maio de 2011

Patê de Peru

        Oi gente! É, dei uma pausinha básica para variar, mas o ritmo de trabalho e as demandas domésticas que incluem outras coisas para além da cozinha e do cozinhar e, consequentemente, do postar, também não podiam esperar (hum...rimou...rsss). Nesse ínterim recebi vários comentários dos leitores aqui do Culinartes: gente elogiando o blog e me incentivando a escrever mais, outras pessoas pedindo receitas e ainda aqueles que cobram postagens e falam que devido minha falta de atualização vão procurar outro blog...kkkk. É gente, sinto muito, mas a vida continua e o blog é um projeto para as horas vagas que andam cada vez mais escassaz, o que eu posso fazer? Ao contrário do trabalho, que minha obrigação, mas não deixo de realizá-lo  com muito prazer também, o blog não é uma obrigação, é para quando for possível! Então vou continuar blogando no ritmo e na periodicidade que a vida e todos os afazeres de mãe, profissional, esposa, filha, cristã, tia e vizinha, permitirem.  Se ainda assim meus leitores quizerem continuar espiando o blog e me seguindo será um prazer poder conversar com todos!
        O post de hoje é uma respota a um leitor que pediu uma receita de patê de peru com ervas finas. Seu nome é William Braulio! Oi William Braulio, como não tenho mais detalhes sobre seu ingrediente básico - o peru ( não sei se é o blanquet de peito de peru, o presunto de peito de peru) vou considerar que vc está pegando o peito do peru meeessssmo, e não os preparados enlatados para fazer o patê. Dessa forma, é só seguir a receita abaixo e garanto que o resultado será delicioso, ah... essa receita pode ser preparada com qualqer ave, tá?


Patê de Peru

Ingredientes
200 gr de peito de peru ferventado, ou seja cozido com alho e quase nenhum óleo
caldo de 1 laranja
2 colheres de creme de cebola, dissolvido em 4 colheres de sopa de água
2 copos de requeijão light
150gr de maionese light
cebola bem picadinha
cebolinha, cheiro verde e manjericao à gosto, ou outras ervas que preferir

Modo de preparo

1. Desfie o peito de peru já ferventado e o refogue com um fio de óleo e a cebola. Acrescente o  caldo da laranja e deixe ferver por 2min, mexendo sempre.

2. Prepare as duas colheres de creme de cebola dissolvidas nas 4 colheres de sopa água e acrescente, mexendo até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar.

3. Acrescente  o requeijão, a maionese, as ervas e os demais temperos. Mexa bem e veja se está bom de sal. Aí é só servir acompanhado de torradas, pães sírios, canapés e outras coisinhas boas para degustar essa delícia!

sábado, 23 de abril de 2011

Semana Santa combina com peixe!


        Em meu perfil me identifico como meio goiana e meio mineira. Isso porque Minas é minha grande paixão e referência para a culinária e para a cultura, pois mesmo morando em outros estados e adquirindo sotaques os mais distintos ao longo da infância semestralmente visitava minha amada cidade de Três Marias situada no centro-oeste mineiro. E agora que moro em Goiás  - estado vizinho - venho sempre que posso, ou seja, pintou feriado, "Três Marias lá vamos nós!", já que a mesma paixão também contaminou meu marido e meus filhos. Semana Santa estou por aqui e, é claro que estou na cozinha com minha mãe, minhas tias e minha vozinha querida.  E Semana Santa combina com o quê? com  peixe é lógico. Muita mulher junto e na cozinha, já viu, né? Receitas mil, pitacos os mais diversos e a receita adquire um novo aspecto, oriundo de muitas cabeças, paladares e mãos. Mas o resultado é sempre bom, afinal o que nos confere a corência tão necessária para a vida e para a culinária são os laços familliares e os sentidos da "mineirice"! Delícia garantida, kkkkkk!
            O almoço de hoje contou com dois pratos baseados em peixe, abaixo segue o primeiro, o segundo virá no próximo post.

Peixe em camadas

Ingredientes
2 k de filé de tilápia cortado em tiras
2 k de batata descascada e pré-cozida
1 k de tomate em rodelas bem finas
1 pimentão amarelo em rodelas bem finas
1 pimentão vermelho em rodelas bem finas
3 cebolas em rodelas bem finas
limão
preparado para creme de cebola
galhos de alecrim
azeite

Modo de preparo
1. Em um recipiente aberto coloque os filés cortados e os tempere com caldo de limão, pó preparado para
creme de cebola (desses pacotinhos industrializados mesmo) e sal. Reserve
2. Em uma assadeira coloque uma camada de tomate com um pouco de cebola, e outra camada de peixe temperado. Cubra com pimentão amarelo e vermelho e coloque uma camada de batata (a batata é uma camada que fica apenas no meio), então recomece: uma camada de tomate com cebola, outra de peixe e a última de cebola com pimentão.
3. Coloque ramos de alecrim por cima e regue com azeite generosamente. Asse em forno pré-aquecido por 30min.

domingo, 17 de abril de 2011

Frango assado: douradinho e suculento

           Aos sábados sempre preparo o almoço e convido alguns familiares. O detalhe é que saímos todos para a igreja logo pela manhã e retornamos já na hora de almoçar. Então tenho que pensar em um cardápio que além de  saboroso,  seja prático e possa ser preparado previamente. Uma das minhas opções preferidas é frango assado, inteiro mesmo, com deliciosas batatas bem douradinhas. Meu segredo para preparar o frango e evitar que ele fique pálido, seco e sem sabor é deixá-lo marinando em um preparado que é facílimo e também saudável, diferente das receitas que levam o creme de cebola industrializado - riquíssimo em sódio - ou então besuntam o bichinho com kilos de maionese!
         Essa forma de preparar o frango garante ótimos resultados e impressiona os conivados pelo efeito visual! Quem é que não fica impressioando com um frango assado, bem dourado, ornado de batatas e ainda por cima perfumado? A satisfação é garantida desde o momento em que ele sai do forno e entra no cenário: o centro da mesa...kkkk. Lá, o frango assado reina absoluto, embora contracene muito bem com saladas, aquele arrozinho e o feijão nosso de cada dia.
            Para não usar o tempo como desculpa para não receber convidados em casa, eu aconselho: vá de carnes assadas e complemente com saladas, farofa - se desejar - e o resto vc já sabe. E aí você pode me perguntar: mas  carne assada demanda mais de duas horas de forno! É verdade, mas o forno trabalha sozinho, tá lembrado? E enquanto ele faz o serviço você nem precisa estar na cozinha. Aos sábados, por exemplo, coloco meu franguinho charmoso no forno (coberto com papel alumínio) às 6h da manhã e também aproveito para colocar algumas verdurinhas para cozinharem à vapor, e aí lavo meu cabelo, seco, tomo café, arrumo os filhos e o marido para ir à igreja e saio de casa, leve, perfumada e serelepe, às 8h e 30min. Quando retorno, por volta das 12h, retiro o papel alumínio e deixo ele dourar enquanto preparo o arroz (e olha que faço arroz branco e o integral), o feijão e coloco a mesa. 
            Bem, chega de enrolação e vamos à receita


Marinada para o frango

Ingredientes
3 colheres de sopa de pasta de alho e sal
1 pimentão em rodelas
1 cebola em rodelas
sal à gosto
caldode 3 laranjas

Modo de preparo
1. Pegue o frango inteiro e o lave debaixo da torneira. Escorra e em seguida passe a pasta de alho em toda a sua superfície e também por dentro onde for possível.
2. Coloque-o dentro de dois sacos plásticos, para evitar vazamentos e coloque o caldo da laranja, o pimentão, a cebola e o sal. Se gostar de pimenta, fique à vontade.
3. Amarre bem, tirando todo o ar para garantir que o frango ficará envolvido pelo líquido. Leve à geladeira por pelo menos 8 h. Prepará-lo na noite anterior é mais que suficiente.

Assando o frango

1. Retire o frango da marinada e coloque em uma refratária com as perninhas para cima. Cruze-as e amarre-as com uma linha bem firme para evitar que ele fique "esburrachado".
2. Misture 1 colher de sopa de maionese com 2 pitadas de colorau e passe sobre a superfície do frango.
3. Coloque as batatas cruas, descascadas ou não,  em volta do frango. As tempere com manjerona desitrada e sal.
4. Leve o refratário coberto com papel alúminio ao forno pré aquecido por 2h.
5. Retire o papel alumínio e deixe dourar por mais ou menos 30min. A cada 10min regue o frango com o próprio caldo.










sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dois dedinhos de prosa e quatro receitas

           Gente, cozinhar deve ser contagioso! KKKKKKK É sério! Basta falar de uma receita,  um toque diferente, um ingrediente inusitado em uma certa composição, que junta gente em volta e os palpites grastronômicos se multipicam. Essa semana, uma colega de trabalho levou bananas fresquinhas para saborearmos, cultivadas em seu quintal e sem agrotóxico. Nem precisa dizer que são divinas, inigualáveis...hum... Logo, uma conversa puxa outra e falei de duas receitas para se fazer quando as bananas ficam muito maduras (mas aqueles não corriam esse risco de tão gostosas), estas depois eu posto aqui. Aí, minha colega me falou do brigadeiro que fez com raspas de limão e me falou também de um suco de capim cidreira com a mesma fruta. Nem vem dizer que o tempo tá sobrando por lá, que não é verdade! kkkk Quero dizer que trabalhamos muito, ninguém fica de papo para o ar conversando pelos cotovelos não, viu! É inacreditável,  mas conversa durou menos de dois minutos, enquanto nos deliciávamos com as bananas no intervalinho.

Por, hoje segue apenas a receita do brigadeiro.

Brigadeiro com raspas de limão
Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de chocolate em pó (não vale achocolatado)
1 colher de chá de manteiga de leite sem sal
raspas de um limão (sem a parte branca para não amargar)

Modo de preparo
1. Levar todos os ingredientes ao fogo e mexer sem parar até que começe a se ver o fundo da panela.
2. Enrolar e passar no chocolate granulado, ou comer de colher mesmo, que é uma delícia também.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ano novo... roupa nova! Tô de volta!

       Oi... mais uma vez "depois de um longo e tenebroso inverno"... rss... tô de volta! É... esse ano de 2011 ainda não tinha conseguido postar nada. Algumas pessoas chegaram a perguntar se eu tinha desistido do blog, outras me sugeriam temas para posts (acho que pensaram que eu andava meio sem ideias para escrever e queriam dar uma "mãozinha"...rsss), e uma das leitoras do Culinartes, a Goivana, mandou uma mensagem super carinhosa dizendo gostar do que escrevo e perguntando quando vou voltar! Nossa, depois da força da galera e, é claro de vestir uma "roupinha nova" no blog e acrescentar itens novos com a ajuda da Jenifher do blog garotasteen, me sinto mais do que motivada para voltar!
        Ah! Também tem outra novidade que vai colaborar e MUITO com a retomada do blog: ganhei um netbook liiiiiiiiiindooooo! O chamo carinhosamente de meu neêm, pois ele é pequeno, slim, bem leve e vermelhinho, tudo de bom! E para comemorar minha volta em grande estilo e atender os pedidos insistentes e molhados ( haja bochecha para os beijos) dos meus filhos fiz uma deliciosa  e rápida torta de frango. A receita original é da minha cunhada Daiana, uma bióloga que adora livros, cinema e cozinha. è super jovem e bonita e tem um filhinho (sou tia coruja, não tem jeito) gatíssimo. Só para variar a receita que segue tem algumas mudancinhas básicas, meu toque caseiro...rsss.


         Hum.. mesmo depois de terem jantado meus filhos saborearam a torta. Meu adolescente comeu TRÊS enoormes pedaços. A torta fica com um casquinha crocante, a massa fofinha e úmida e o recheio suculento... ah vale muito à pena preparar essa delícia para fechar um dia de trabalho com um  sabor caseiro! Se fizer me conte, tá?

Torta de Frango


Recheio
1 peito de frango cortado em cubinhos
3 dentes de alho
1 cebola picadinha
1/2 pimentão
2 tomates cortados em cubinhos
150 gr de palmito
1 colher de sopa de óleo
1/2 xícara de água
1 pitada de colorau
2 pitadas de açafrão

Modo de Preparo
1. Em uma panela média aqueça o óleo e coloque a cebola e o alho para dourar, acrescentando o frango em seguida. Mexa sempre até ficar douradinho e fazer aquela rapinha leve na panela.
2. Acresente os demais ingredientes, exceto a água, e continue mexendo de vez em quando.
3. Coloque a água e deixe ferver. Experimente o tempero e, se desejar coloque mais sal ou aquela pimentinha de cheiro que dá um toque todo especial.
4. Reserve.

Massa
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de aveia em flocos
1 xícara de óleo de soja
3 ovos
1 colher de café rasa de sal
1 colher de sopa de queijo parmesão
3 xícaras de água
2 colheres de sopa de fermento em pó

Modo de preparo
1. em um liquidificador coloque todos os ingredientes, exceto o fermento e bata em velocidade máxima alternando  om o modo pulsar.
2. Coloque o fermento e mexa com uma colher suavemente
3. Despeje a massa em uma forma refratária grande, untada com óleo.
4. Coloque o recheio por cima da massa, distribuindo uniformemente, não se preocupe se o recheio afundar. De um 'afundadinha no recheio" com uma colher de forma a misturar um pouco, mas só um pouco.
5. Asse em forno pré-aquecido e não abra o forno nos primeiros 30min. Deixe corar e saboreie.

 


.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Eu voltei agora prá ficar...

     
      Hoje retomo nossas conversas aqui no Culinartes depois de uma longa, porém justificada ausência. Estive às voltas com muito trabalho, organizando um evento do trabalho e  outro evento pessoal. O primeiro foi um seminário para educadores sobre cultura da paz e combate ao bullying. Tive muito trabalho, pois além de organizar uma parte da logística, da programação, também proferi uma palestra. O outro evento foi o aniversário de 10 anos de minha filha, que estava empolgadíssima com a chegada dos dois dígitos. Como mãe coruja, que não abre mão de colocar a mão na massa, assumi a decoração, os doces e as lembrancinhas...ah, fiz também um patê e o molho dos mini cachorros quentes. Não foi nada grandioso, foi uma pequena comemoração em casa mesmo, com a presença dos familiares e das pessoas mais íntimas que de longa data participam da vida de minha filha.
      Bem, sobre a festinha e as coisas que fiz falarei em um próximo post, quando as fotos que meu amigo Pedro tirou chegarem até mim. Assim poderei dividir com vocês esses momentos especiais, e faço questão também de falar um pouco sobre a lógica que orientou todo o trabalho de concepção e preparação dos festejos, singelos porém genuínos. 
       Esse post é para falar um pouco do tema de minha palestra. Idéias e concepções de vida que acredito e procuro seguir em meu cotidiano. Fiz uma abordagem sobre as dimensões da paz: o eu, o outro e a natureza, baseando-me na obra As três ecologias do francês Félix Guatarri (não sei por que amo os franceses, Pierre Bordieu é minha outra paixão).
       Segundo Guatarri a crise sem precedentes que atravessamos tem destruídos as relações em diversos âmbitos - na esfera das relações que o homem desenvolve consigo mesmo, com seu corpo, com os mistérios da vida e da morte, com seus desejos e subjetividades; também está abalada no que concerne às relações entre os homens, seja no seio da família, no seio do casal, da vizinhança que representam a micropolítica, como também nas relações macropolíticas referentes às relações entre as nações do norte e do sul, entre as potências e os países subdesenvolvidos e outros; e também diz respeito às relações do homem com a natureza, o planeta, o grande cosmos.
       De acordo com essa perspectiva o enfrentamento do caos requer a articulação dessas três dimensões: a paz consigo, a paz com o outro e a paz com a natureza. A teroria é muito ampla e pretendo retornar aos poucos a essas idéias, oferecendo-as como um presente em pequenas doses aos leitores aqui do blog. Por hoje, quero apenas reforçar que preparar alimentos, cozinhar, para mim é mais que o trabalho de saciar a fome. Considero que se trata de uma forma de amar as pessoas, de reuní-las em torno dos sabores que abrem não apenas o apetite, mas principalmente a vontade de estar junto, dividindo momentos e celebrando o que temos de mais precioso: a vida. É também uma maneira de estar com a natureza, ao saboear seus frutos que passam a constituir nosso corpo, aquilo que em nós nada mais é que natureza!  Alimentar-se é um processo de encontro de naturezas: os frutos da natureza se encontram com a nossa natureza corpórea e então nos tornamos um.