RSS

domingo, 17 de abril de 2011

Frango assado: douradinho e suculento

           Aos sábados sempre preparo o almoço e convido alguns familiares. O detalhe é que saímos todos para a igreja logo pela manhã e retornamos já na hora de almoçar. Então tenho que pensar em um cardápio que além de  saboroso,  seja prático e possa ser preparado previamente. Uma das minhas opções preferidas é frango assado, inteiro mesmo, com deliciosas batatas bem douradinhas. Meu segredo para preparar o frango e evitar que ele fique pálido, seco e sem sabor é deixá-lo marinando em um preparado que é facílimo e também saudável, diferente das receitas que levam o creme de cebola industrializado - riquíssimo em sódio - ou então besuntam o bichinho com kilos de maionese!
         Essa forma de preparar o frango garante ótimos resultados e impressiona os conivados pelo efeito visual! Quem é que não fica impressioando com um frango assado, bem dourado, ornado de batatas e ainda por cima perfumado? A satisfação é garantida desde o momento em que ele sai do forno e entra no cenário: o centro da mesa...kkkk. Lá, o frango assado reina absoluto, embora contracene muito bem com saladas, aquele arrozinho e o feijão nosso de cada dia.
            Para não usar o tempo como desculpa para não receber convidados em casa, eu aconselho: vá de carnes assadas e complemente com saladas, farofa - se desejar - e o resto vc já sabe. E aí você pode me perguntar: mas  carne assada demanda mais de duas horas de forno! É verdade, mas o forno trabalha sozinho, tá lembrado? E enquanto ele faz o serviço você nem precisa estar na cozinha. Aos sábados, por exemplo, coloco meu franguinho charmoso no forno (coberto com papel alumínio) às 6h da manhã e também aproveito para colocar algumas verdurinhas para cozinharem à vapor, e aí lavo meu cabelo, seco, tomo café, arrumo os filhos e o marido para ir à igreja e saio de casa, leve, perfumada e serelepe, às 8h e 30min. Quando retorno, por volta das 12h, retiro o papel alumínio e deixo ele dourar enquanto preparo o arroz (e olha que faço arroz branco e o integral), o feijão e coloco a mesa. 
            Bem, chega de enrolação e vamos à receita


Marinada para o frango

Ingredientes
3 colheres de sopa de pasta de alho e sal
1 pimentão em rodelas
1 cebola em rodelas
sal à gosto
caldode 3 laranjas

Modo de preparo
1. Pegue o frango inteiro e o lave debaixo da torneira. Escorra e em seguida passe a pasta de alho em toda a sua superfície e também por dentro onde for possível.
2. Coloque-o dentro de dois sacos plásticos, para evitar vazamentos e coloque o caldo da laranja, o pimentão, a cebola e o sal. Se gostar de pimenta, fique à vontade.
3. Amarre bem, tirando todo o ar para garantir que o frango ficará envolvido pelo líquido. Leve à geladeira por pelo menos 8 h. Prepará-lo na noite anterior é mais que suficiente.

Assando o frango

1. Retire o frango da marinada e coloque em uma refratária com as perninhas para cima. Cruze-as e amarre-as com uma linha bem firme para evitar que ele fique "esburrachado".
2. Misture 1 colher de sopa de maionese com 2 pitadas de colorau e passe sobre a superfície do frango.
3. Coloque as batatas cruas, descascadas ou não,  em volta do frango. As tempere com manjerona desitrada e sal.
4. Leve o refratário coberto com papel alúminio ao forno pré aquecido por 2h.
5. Retire o papel alumínio e deixe dourar por mais ou menos 30min. A cada 10min regue o frango com o próprio caldo.










12 comentários:

Unknown disse...

Ah, danadinha...
Se não é o Henrique pra me mandar uma email, nunca saberia q vc tem um blog!
Ainda não deu tempo de vê-lo mais a fundo, mas só pela receitinha do frango, já deu pra ver q vale a pena...hum...
Bjos!
Sucesso!!!
Michelle Mendes

laise layane disse...

eu estudei com sua filha a melisa no colegio adventista do jardim novo mundo ela me falava muito de suas reseitas e do seu blog xau e manda um abraço pra ela ass:laise

Anônimo disse...

BOA PEDIDA PARA AS FESTAS DE FIM DE ANO.
VALEU PELA DICA PARABÉNS!

Andréia disse...

Com certeza irei fazer essa sua receita do frango assado,pois todo franfo que faço fica pálido! acho que agora vou acertar na "mosca". kkkkkkkk!!!! Beijinho.

Anônimo disse...

adorei, ficou uma delicia

Pê Souza disse...

Eu estava doido atrás de uma receita de frango assado, mas não achava nada que me agradava até ler seu post.
Fiquei mais feliz ainda quando percebi pelas suas palavras que você é Adventista. Uma irmã de fé minha acabou me ensinando a receita que tanto procurava.
Obrigado, e que Deus lhe abençoe.

Anônimo disse...

Acabei de levar ao forno . vamos ver se fica bom !!

Anônimo disse...

Nem cachorro come!


Porque não sobra!!!!!!!!!!rsrsrsrsr....

juscenilson martins disse...

Kkkkk 😋😋😋

juscenilson martins disse...

Kkkkkk 😋😋😋

Nancy Neide disse...

Estou compartilhando, obrigada.

Unknown disse...

Assim sendo...

Postar um comentário