RSS

sábado, 23 de abril de 2011

Semana Santa combina com peixe!


        Em meu perfil me identifico como meio goiana e meio mineira. Isso porque Minas é minha grande paixão e referência para a culinária e para a cultura, pois mesmo morando em outros estados e adquirindo sotaques os mais distintos ao longo da infância semestralmente visitava minha amada cidade de Três Marias situada no centro-oeste mineiro. E agora que moro em Goiás  - estado vizinho - venho sempre que posso, ou seja, pintou feriado, "Três Marias lá vamos nós!", já que a mesma paixão também contaminou meu marido e meus filhos. Semana Santa estou por aqui e, é claro que estou na cozinha com minha mãe, minhas tias e minha vozinha querida.  E Semana Santa combina com o quê? com  peixe é lógico. Muita mulher junto e na cozinha, já viu, né? Receitas mil, pitacos os mais diversos e a receita adquire um novo aspecto, oriundo de muitas cabeças, paladares e mãos. Mas o resultado é sempre bom, afinal o que nos confere a corência tão necessária para a vida e para a culinária são os laços familliares e os sentidos da "mineirice"! Delícia garantida, kkkkkk!
            O almoço de hoje contou com dois pratos baseados em peixe, abaixo segue o primeiro, o segundo virá no próximo post.

Peixe em camadas

Ingredientes
2 k de filé de tilápia cortado em tiras
2 k de batata descascada e pré-cozida
1 k de tomate em rodelas bem finas
1 pimentão amarelo em rodelas bem finas
1 pimentão vermelho em rodelas bem finas
3 cebolas em rodelas bem finas
limão
preparado para creme de cebola
galhos de alecrim
azeite

Modo de preparo
1. Em um recipiente aberto coloque os filés cortados e os tempere com caldo de limão, pó preparado para
creme de cebola (desses pacotinhos industrializados mesmo) e sal. Reserve
2. Em uma assadeira coloque uma camada de tomate com um pouco de cebola, e outra camada de peixe temperado. Cubra com pimentão amarelo e vermelho e coloque uma camada de batata (a batata é uma camada que fica apenas no meio), então recomece: uma camada de tomate com cebola, outra de peixe e a última de cebola com pimentão.
3. Coloque ramos de alecrim por cima e regue com azeite generosamente. Asse em forno pré-aquecido por 30min.

0 comentários:

Postar um comentário