RSS

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Aceita um cafezinho ou um cappuccino?

      O café, aquele tradicional, continua fazendo parte do cotidiano de milhares de pessoas. Embora haja uma série de bebidas preparadas com café e outras tantas formas de prepará-lo, o comum, feito no filtro de papel ou tecido, ainda continua fazendo muito sucesso. Ao lado dele, em minha opinião, só mesmo o cappuccino para repor as energias de um longo dia de trabalho.
     Originalmente o cappuccino é uma bebida italiana, preparado com um terço de café expresso, um terço de leite e outro terço de espuma de leite vaporizado.  Mas, que me perdoem os baristas de plantão, não aprecio muito essa versão de cappuccino e criei a minha, só para variar. Ela é mais incorpada, cremosa e com um toque de canela para perfurmar, é claro!
     Em nossa cultura oferecer um cafezinho é sinônimo de receber bem, de abrir a casa ou tratar com cordialidade mesmo no ambiente de trabalho. Não é em todo o lugar que oferecem cappuccino, é verdade, mas se perguntarem: "Café ou cappuccino?" Digo sem pestanejar: "capppucino", torcendo para ele estar cremoso e leve!
       Já tentei comprar essas misturas prontas para o preparo de cappuccino e acredite, já testei várias e nenhuma delas tem um sabor leve no café e marcante na cremosidade como eu gosto. Então, o jeito foi preparar o meu. Se você não é afeito à chocolate, por certo  não gostará dessa receita. Eu amooooooo! Acho ideal para fechar o dia, em um fim de tarde ou início de noite, tomando aos pouquinhos em intervalos regados por conversas e confissões. É bom também para começar o dia, acompanhado de um pãozinho ou bolo. Hum...gostoso é, a hora você escolhe!


Cappuccino

Ingredientes
1 lata de leite em pó integral (se usar o desnatado nem me conte)
250 gr de café solúvel
300 gr de açucar refinado
1 colher de sobremesa de bicarbonato
250 gr de chocolate em pó ou achocolatado (nesse caso diminua o açucar pois ele já vem adoçado)
1 colher de sobremesa de canela

Modo de Preparo

1. Bata café com o chocolate em um liquidificador até ficarem bem fininhos. 

2. Misture todos os ingredientes em uma bacia, de modo que fiquem homogêneos.

3. Acondicione em latas e use diluído no café, em água ou no leite.

0 comentários:

Postar um comentário