RSS

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Cinema e culinária III: Filme Simplesmente Complicado

     
Título original: It's Complicated
Duração: 1h e 54min
Gênero: Comédia romântica
Direção: Nancy Meyers
Ano: 2009
País de origem: EUA

     Esse filme, de título controverso,  é divertidíssimo! Na verdade, o enredo não gira em torno da culinária, mas vira e mexe ela aparece em cenas nada menos que hilariantes. O filme conta a história de Jane, vivida pela magnífica Meryl Streep (aliás eu amo tudo o que essa mulher faz), mãe de três filhos adultos, divorciada e dona de uma sofisticada padaria. Jane mantém uma relação amigável com seu ex marido Jake (Alec Baldwin) que se casou com uma mulher mais jovem. Em uma viagem para assistir a formatura do filho, os dois bebem um pouco além da conta e acabam indo para a cama. Reencantado pela ex mulher - a estabilidade familiar, seus dotes culinários, sua maturidade - Jake tenta insistentemente manter um caso com Jane.  Enquanto isso entra em cena Adam (Steve Martin) um arquiteto contratado por Jane que também está se refazendo de um divórcio.  
    Entre as muitas idas e vindas, todas engraçadíssimas (vale muito à pena ver), desse triângulo amoroso a comida ocupa um lugar de destaque no filme. Sempre que o  ex marido aparece na casa de Jane ele sente o cheiro de um de seus maravilhosos pratos e quase vai ao delírio ao saboreá-los. É nítido como um misto de nostalgia, tempos perdidos que poderiam ter sido vividos, parece se apossar de Jake. E aquela casa, sempre aconchegante, com comida boa, com aquela mulher que proporciona tudo isso parece ser o melhor lugar do mundo para um cinquentão, daí sua insistência em reatar o relacionamento com  a ex mulher. Com Adam, o arquiteto, a história também gira em torno da culinária. Uma das cenas mais deliciosas do filme é a que eles entram na padaria já fechada e preparam um croissant de chocolate (hum... só de assisitir já dá água na boca) e se divertem  "até dizer chega".
      Enfim, é um filme para assisitir e dar boas gargalhadas e refletir sobre o que realemnte faz as pessoas se sentirem bem, em segurança e em paz!


      Nem preciso dizer que a receita que vou postar agora foi inspirada no filme. Ocorre que o croissant, geralmente, é feito com massa folheada e coisa e tal. Mas eu, para variar, fiz uma receita adaptada à minha realidade de mãe-trabalhadora-dona de casa- que depois de uma dia de trabalho, pega um trânsito louco e chega em casa com vontade de prepara algo para a meninada comer. Mas, por favor que seja algo possível, ou seja, pode até dar trabalho (afinal de contas o que é que não dá trabalho nessa vida) mas não tanto, pois tem que sobrar tempo para bater papo e por as pernas para cima, que ninguém é ferro, né? Então essa receita tem uma massa rapidinha, leve e que combina demais com o chocolate. Só tem um probleminha: a meninada e o povo crescidinho lá de casa conseguem acabar com uma receita interinha numa tacada só!



Croissant de Chocolate

Ingredientes
2 copos de requeijão de leite morno
2 colheres de sopa de açucar
2 colheres de sopa de fermento biológico
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de chá de sal
2 ovos
Farinha até dar o ponto
500 gr de chocolate ao leite ou meio amargo em barra


Modo de preparo

1. Em uma bacia coloque o leite, o açucar e o fermento. Deixe repousar por dois minutinhos.

2. Acrescente a manteiga, o sal e os ovos e vá adicioando a farinha de trigo aos poucos, amassando até desgrudar das mãos.

3. Abra a massa com um rolo, para ficar bem fininha, corte em triângulos.Coloque um pedaço de chocolate na parte mais larga do triângulo e enrole.

4. Disponha os croissant's em uma forma untada com óleo e deixe crescer até dobrar de volume. Pincele gema batida e leve para assar em forno pré aquecido até corar.

6 comentários:

Anônimo disse...

Afiiiiiiiii!!!!
Isso é show! Tive o prazer de comer quentinho!!!
Imagine comer assistindo ao filme sugerido! Seria prazer em dose dupla.
Parabéns pelas dicas e delícias de seu blog!
Abs, Eleny

Fernanda Moraes disse...

Hummmmmmmmmm vou fazer. Você sabe como fazer aquela cobertura do bolo de chocolate que aparece no filme também?

Abs

Anônimo disse...

Eu queria aquela receita que ela faz para o Steve Martin enquanto o ex-marido fica espiando os dois na cozinha. Se souber, me passe no e-mail alvinhooo@hotmail.com
Orbigado.

agda disse...

eu quero a receita do bolo de chocolate duplo preferido do ex marido dela

Anônimo disse...

encontrei Fernanda Moares a receita que você falou!

http://www.cilmaracastilho.com.br/blog/2010/03/croque-monsieur/

Unknown disse...

Estou atrás da receita do bolo de chocolate com cobertura dupla, por favor se alguém tiver me mandar um email para marcellef.jacob@gmail.com
obrigada

Postar um comentário