RSS

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Fui bem ali e já voltei...rsss...rsss

       É... um bom tempinho passou desde que postei pela última vez. Ocorre que minha casa estava sendo reformada, na verdade foi todo refeita, começando pelas colunas e vigas, até parte do telhado se foi nessa brincadeira. Não é que ela estivesse tão ruim, na verdade estava até bem simpática, mas casas feitas para vender (a nossa é uma dessas) sempre deixam algo a desejar e geralmente é a parte da estrutura. Bem, mas foi uma experiência e tanto lidar com uma obra. Aprendi uma porção de coisas e graças a Deus não fiquei traumatizada. Ao contrário, acho até que vou encarar outras obras, só que dessa vez quero construir tudo, começar do zero, só para variar um pouquinho.
      Um das coisas que mais gostei nessa reforma foi a minha cozinha, que antes era fechada e agora está aberta para a sala de estar e a sala de jantar, tendo como divisória apenas um balcão. Assim posso cozinhar em contato com a casa, as crianças e os amigos que nos visitarem. Essa nova versão de minha cozinha fez com ela fosse realmente mais usada por todos. Agora é comum começar a preparar com prato ter sempre alguém bisbilhotando e oferecendo ajuda. É claro que ela também exige uma manutenção diferente, afinal de contas não dá mais para encher a pia de louça, trancar a porta e pronto. Mas nada que um rodízio de lavação de louça, com direito a escala e tudo, não possa resolver.
     Bem, está aí o motivo de meu súbito, porém breve sumiço. Colocar as coisas em ordem novamente, selecionar, descartar e doar o que não será mais usado tomou um tempo considerável de minhas noites e finais de semana. Ainda falta alguma coisa (não é pouca não, é muita mesmo), mas quero fazer isso aos poucos, para sentir o funcionamenteo da casa, suas necessidades e o ritmo solicitado pela rotina diária. Nesse processo, senti necessidade de construir (olha eu de novo com mania de obra, estou me sentindo quase uma "pedreira"... hum essa palavra não soou bem no feminino...rsss...rsss) um Manual da Casa. Em minhas recentes "garimpagens" pela internet coletei algumas idéias e fiz um manual, que na verdade é uma pasta com plásticas e follhas que vou acrescentando conforme elaboro. E o que tem no meu Manual da Casa? Vou listar:

1- Lista de telefones úteis: tipo polícia, corpo de bombeiros (espero nunca precisar) disk gás, mas também avós, tios e vizinhos. É mais fácil que ficar consultando aquelas agendas com "zilhões" de números.

2- Plano de limpeza mensal: com a divisão das tarefas por mês. Assim fica mais fácil saber quando limpar janelas, paredes e outros sem sobrecarregar ninguém.

3- Manual de limpeza: esse dividi em três:
limpeza diária - contendo a rotina do que fazer todos os dias e como limpar, qual produto usar;
tarefas específicas que é uma outra lista de como proceder para tarefas que são realizadas esporadicamente como  cuidados com móveis de madeira, paredes e outros
e por último um outro item chamado faxina semanal, também com toda a descrição.

4- Cardápio semanal: o que é ótimo para evitar desperdícios nas compras e coisas estragando na geladeira, além de variar a combinação de sabores.

4- Principais receitas: foi o jeito mais simples que encontrei para registrar as formas de preparo de alguns alimentos, então nessa lista tem uma descrição bem sucinta de como preparar o prato, pois o objetivo é mostrar as várias formas. Asism tenho 8 formas diferentes de preparar o frango, o bife, a batata, a cenoura a beringela. Isso facilita a elaboração de um cardápio semanal, chega de comer salada de prato feito - PF - alface e tomate - todo dia, né?

       Ah... e se você está pensando que tenho TOC, esqueça. Na verdade não sou nada organizada, e tenho a clara consciência de meu total estado de desorganização, mas agora de casa nova, vida nova não é mesmo? Então estou fazendo um esforço enooorme para acabar com o caos que insiste em querer se instalar em minha vida. Pois, afinal de contas com uma casa e uma rotina mais organizadas sobra mais tempo para inventar novos pratos, curtir os filhos, receber os amigos, passear e fazer o que mais gosto: ler! 
     Em breve vou retomar a série cinema e culinária, prometo que sim. Vontade não falta. Mas enquanto isso fique com a receita desse bolo que inventei e achei simplesmente delicioso, perfuma a casa e reconforta os comedores.

Bolo de Maracujá 

Ingredientes
1 e 1/2 xícara de açucar
2 colheres de sopa de margarina em temperatura ambiente
3 ovos em temperatura ambiente
2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher de sopara de fermento em pó
1 e 1/2 xícara de suco de maracujá concentrado

Modo de Preparo

1. Em uma vasilha bata o açucar a a manteiga até obter uma massa esbranquiçada.

2. Acrescente os ovos, um a um, batendo sempre.

3. Passe a farinha, o sal e o fermento e acrescente à mistura alternando com fios de suco de maracujá.

4. Asse em forno pré aquecido por 30 min sem abrir.  Deixe ficar bem coradinho, retire, deixe esfriar e desenforme.

Calda
1/2 xícara de suco concentrado de maracujá
1/2 xícara de açucar

Modo de Preparo

Misture bem despeje sobre o bolo

Cobertura
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
A mesma medida de suco de maracujá concentrado

Modo de Preparo
Misture bem e cubra o bolo. Leve à geladeira por no mínimo 3 horas. Sirva gelado.

2 comentários:

Máris disse...

Késia,

Seja bem vinda!
A casa é sua....rs

Aproveite ao máximo cada canto, e faça de sua vida um canto para Deus!
Parabéns pelo talento que você tem, de dar vida em tudo que propõe fazer!

Abraço,

Máris

Indi disse...

Amei esta receita! Fiz a busca no Google e escolhi pela imagem, o bolo ficou escândalosamente: M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!!!

Postar um comentário