RSS

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Uma deliciosa combinação: cinema e culinária

       Hoje vou falar sobre duas de minhas grandes paixões: cinema e culinária. Juntos formam uma deliciosa combinação e não falo de preparar delícias para saborear assitindo seu filme preferido  (se bem que isso é igualmente prazereso). Falo de uma combinação cada vez mais constantes em filmes - a culinária como temática central, celebrando o prazer do preparo, a arte de manipular e criar sabores, a experiência de saborear um prato e o conjunto de sensações oriundos desse processo ímpar.
      Há filmes memoráveis, desses de encantar e dar água na boca mesmo àqueles que não cultivam o hábito de cozinhar. O fato é que esses filmes tratam tão bem da culinária, do prazer da boa mesa que conseguem de fato envolver o expectador que se delicia com os segredos do preparo de um bom prato e parece quase sentir o cheiro das iguarias, a ponto de salivar só de imaginar como seria prová-las!
     No meu caso, gosto de assitír e tentar preparar um dos pratos que aparece no filme, com as devidas adaptações e meu toque caseiro de cozinheira amadora, é claro. Então, fiz um seleção de filmes que acho simplesmente maravilhosos e postarei logo abaixo a receita que preparei., totalizando cinco post's. Caso já tenha assistido o filme, deixe seu comentário e se por acaso, também preparou algum prato, coloque sua receita também. Mas se algum dos filmes for inédito para você, fica aqui o convite. Ah... não deixe de contar como foi a experiência!


Chocolate

 
Título original: Chocolat
Duração: 105 minutos (1 hora e 45 minutos)
Gênero: Comédia
Direção: Lasse Hallström
Ano: 2000
País de origem: EUA


        O filme conta a história de Vianne Rocher (até o nome lembra aquele famoso chocolate Ferrero Rocher...rss...rss) interpretada pela brilhante atriz francesa Juliette Binoche. Tudo se passa em uma inóspita e fictícia cidade do interior da França, que recebe duas forasteira, Vianne e sua filha de seis anos. Disposta a montar sua loja de chocolates Maya, Vianne aluga uma sala em frente à igreja e inicia seu comércio sob o olhar reticente e por vezes censurador dos habitantes do lugarejo que estão em pleno período de quaresma.
       Munida de coragem e força -  afinal preparar o chocolate com os grãos in natura, como mostra o filme, exige tudo isso e muito mais - Vianne se esforça para conquistar a cidade e o povo, marcados pela frieza e dureza de corações. Sua estratégia é fruto  da combinação de muita observação da condição humana e, é claro maestria na arte de preparar pratos à bse de chocolate. Todos que adentravam à sua loja eram recebidos afetuosamente, cuidadosamente sondados e, por fim, brindados com o oferecimento de  um chocolate capaz de tocá-los de maneira única, íntima e visceral. O filme relata de forma vibrante e divertida as aventuras do povo daquela cidade promovidas por Vianne e seus chocolates.
     Conhecido por despertar paixões, (é verdade que o consumo de chocolates aumenta os níveis de serotonina), Chocolate traz cenas lindas da paixão entre Vianne e Roux (Johnny Depp), um músico andarilho que desembarca na aldeia. Além de um convite a experimentar o prazer do chocolate, esse filme combina ingredientes imprescindíveis, valores de vida a serem celebrados:  humanismo, tolerância e pluralidade cultural.

Chocolate Quente




Ingredientes
1 litro de leite integral ou semi desnatado
3 colheres de cacau em pó
1/2 lata de leite condensado
1 colher de café de bicarbonato de sódio
Canela ou raspas de casca de laranja
Chantily à gosto


Modo de preparo
1. Ferva o leite com o cacau em pó e o leite condensado.

2. Retire do fogo, coloque o bicarbonato de sódio, despeje sobre as xícaras, coloque o chantily e salpique com canela ou rapas de casca de laranja.

0 comentários:

Postar um comentário