RSS

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Uma deliciosa combinação: cinema e culinária (mais um filme)

          Esse é o segundo post da série  cinema e culinária. Hoje vou falar sobre outro filme que celebra a arte de preparar alimentos e o prazer da boa mesa: Sem Reservas. Esse filme é um remake da versão alemã Simplesmente Martha (2001), mas segundo alguns críticos a filmagem americana potencializou o que o filme tem de melhor.

Sem Reservas
       
Título original: No Reservations
Duração: 104 min
Gênero: Comédia romântica
Direção: Scott Hicks
Ano: 2007
País de origem: EUA     

      O filme conta a história de Kate Armstrong, uma meticulosa chef de cozinha interpretada por Catherine Zeta-Jones. Perfeccionista ao extremo, Kate  comanda sua equipe com rigor e  tanto controle que consegue intimidar a todos. Sistemática, leva os dias imersa nos trabalhos do restaurante, cultivando a solidão e o egoísmo de uma existência que não supera o eterno ir e vir entre casa e trabalho. Sua marca é a rigidez e a determinação de quem resume sua vida ao ofício escolhido.
     Tudo estava muito bem e sob controle até que sua irmã morre em um acidente e deixa a filha Zoe (Abigail Breslin)  de 9 anos aos cuidados de Kate. Sem saber como organizar a rotina com uma criança e muito menos o que lhe oferecer para comer, a chef sente sua vida ser desequilibrada. Essa sensação é  triplicada pela entrada de Nick (Aaron Eckhart), um subchef americano de formação italiana que escuta ópera e canta enquanto cozinha. Ao contrário da seriedade e rigidez de Kate, Nick age com levez e simpatia, conquistando ao todos, especialmente sua sobrinha que se alimenta pela primeira vez, após muitos dias, da macarronada que Nick preparou.
     Com sutileza e muita ousadia criativa Nick consegue conquistar Zoe e também Kate que se permite  fugir da rotina e dos padrões pré estabelecidos. O jantar na cabana de cobertores, preparado por Nick para as duas  é um convite aos devaneios infantis em meio a sabores e brincadeiras. Com a ajuda de Nick, Kate percebe que o restaurante e sua profissão são apenas uma pequena parte de sua vida e desenvolve a capacidade de se doar e compartilhar.
     É um belíssimo filme que apresenta a arte da culinária e a arte de amar como convites a olhar a vida com simplicidade, a vivê-la de forma a valorar outras coisas que não àquelas determinadas pelo lucro, enfim é conceber sucesso como sinônimo do prazer, do conviver e do amar!
     
Pizza de frango



 
Como cozinheiro de formação italiana, Nick preparava deliciosas macarronadas, pizzas, tinramisus e outros. Essa é receita simples com um toque caseiro, é claro!


Massa
Ingredientes
1 copo de requeijão de água morna
1 colher de sopa de fermento biológico (para pão)
1 colher de sopa de açucar
1 pitada de sal
1 colher de sopa de manteiga
250 gramas de farinha de trigo, ou até dar o ponto (soltar das mãos)

Modo de preparo

1. Coloque a água morna, o açucar e o fermento em um recipiente e deixe repousar sem mexer

2. Acrescente a manteiga, o sal e a farinha e amsse bem, até dar o ponto e soltar das mãos.

3. Abra a massa com  um rolo, de forma que fique fina (mais ou menos 1 a 2 cm)  e termine de esticá-la na forma de pizza, com os dedos.

4. Asse em forno pré aquecido, brevemente (por aproximadamente 15 minutos), retire do forno e reserve.

Rendimento: 4 massas de pizzas grande

Molho
Ingredientes
500 gr de peito de frango cortado em cubinhos
2 colheres de sopa de óleo
2 dentes de alho
1 cebola picadinha
1/2 colher de sopa de extrato de tomate
100 ml de água
200 ml de creme de leite
manjerona à gosto
sal

Modo de preparo

1. Em uma panela coloque o óleo, o alho socado com sal, a cebola e deixe dourar levemente. Acrescente o frango e mexa sempre até dourar bem.

2. Coloque o extrato de tomate, a água e deixe ferver bem.

3. Prove e veja se o tempero está à gosto, se desejar coloque a manjerona. Deixe ferver mais, abaixe o fogo e acrescente o creme de leite. Desligue.

Montagem

1. Coloque o molho sobre a massa de pizza pré assada, cubra com mussarela e salpique com orégano. Se desejar decore com pedaços de frango, rodelas de tomate e cebola. Asse em forno pré aquecido até o queijo derreter e saboreie!

0 comentários:

Postar um comentário