RSS

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Bolo de Mexerica

      Sempre que possível, adoro acrescentar frutas às minhas receitas de bolos. E vale tudo: laranja, maçã, limão, abacaxi, banana, morango, frutas secas ou cristalizadas... enfim o que o paladar pedir! Uma de minhas preferidas é a receita de bolo de mexerica. Sua massa fica magnificamente leve e com um sutil toque frutado. A cozinha fica perfumada já no preparo dessa iguaria, antes mesmo de ir para o forno. E, uma vez no forno, inunda toda a casa e convidando a todos para provar seu sabor. Hum... dá água na boca só de lembrar.
     Há alguns dias cheguei do trabalho e me deu uma vontade louca de comer o tal do bolo de mexerica. Então, não hesitei em dirigir até o mercadinho próximo de minha casa e escolher um pacote das frutas que estavam  fresquinhas, com a  casca fininha e de tão maduras exibiam um laranjado intenso.
     Voltei para casa de posse das frutas e com a saborosa alegria de poder finalizar o dia com um sabor caseiro, que mistura autonomia e liberdade de gozar do tempo em família de uma forma diferente daquela que comumente impõe  anestesia frente às televisões. Sim, acredito que enquanto preparo um prato posso ter meus filhos à minha volta, compartilhando os acontecimentos do dia, dividindo suas descobertas, auxiliando no preparo do alimento e sufruindo de todas as experiências que o ato proporciona: o valor do trabalho, a possibilidade de troca e de cooperação, as diferentes texturas, odores e sabores que se combinam no alimento.  Sim, mais que nutrir o corpo e alimentá-lo, há um alimento real para a alma, para o espírito no preparo e no saborear dos alimentos.


Bolo de Mexerica

Ingredientes
3 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de açucar
3 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa fermento em pó
2 xícaras de suco de mexerica (só o sumo sem adição de água)
1 pitada de sal

Modo de preparo

1. Em um recipiente, misture a manteiga e o açucar, em temperatura ambiente, até forma uma massa branca.

2. Acrescente os ovos, um a um, e bata incessantemente até formar um creme branco.

3. Passe a farinha de trigo  e o sal pela peneira e junte ao creme, alternado com o suco de mexerica.

4. Coloque o fermento em pó e mexa levemente.

5. Leve para assar em forma untada manteiga e polvilhada com farinha de trigo em forno pré aquecido. Não abra o forno por pelo 30min.


Obs. Se desejar, após desenformar o bolo, umedeça-o com uma calda, conforme a sugestão a seguir:

Calda de Mexerica

Ingredientes
1/2 xícara de suco de mexerica (sem a adição de água)
1 xícara de açucar cristal

Modo de preparo
Misture bem e regue o bolo ainda morno

0 comentários:

Postar um comentário