RSS

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Hum... Bolo de Fubá

         Adoro cheirinho de bolo assando, se for de fubá então! É interessante como todos os sentidos estão envolvidos no ato de preparar e saborear os alimentos: o visual de um bolo, a textura dos ingredientes, a temperatura do prato, os aromas que inudam a cozinha e a casa interira.
            Junto com esses sentidos e todas as sensações corporais  desencadeadas, há um universo de lembranças que são evocadas, como o cheiro da infância, os encontros de família, as paisagens interioranas e as reuniões em torno da mesa tendo por personagens principais a garrafa de café e prato de bolo, que na maioria das vezes é de que? Adivinhem? É bolo de fubá, com ou sem erva doce, mas é de fubá! 
         Essa receita que trago é de um bolo bem fofo, levíssimo, mas de sabor marcante. Como diria minha avó Joaninha, "é bolo de tomar café". O que é isso? Trata-se de um bolo não muito doce, sem cobertura, ideal para saciar aquela fominha do meio da tarde, ou para se comer logo que acorda. Para mim, tem gosto de dia ensolarado, tem sabor de tarde chuvosa, tem cheirinho de roda de conversa e aroma de meninada faminta e barulhenta!


Bolo de Fubá

Ingredientes
3 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de açucar
3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de fubá
1/2 xícara de queijo minas ralado
1 e 1/2 xícara de água
2 colheres de fermento em pó
1 colher de café de erva doce

Modo de preparo

1. Em uma vasilha redonda, misture o acuçar e a manteiga (temperatura ambiente) até forma uma massa esbranquiçada.

2. Acrescente os ovos (temperatura ambiente) um a um a bata bem, mas muuuuito bem, até formar um creme.

3. Passe a farinha de trigo e o fubá  pela peneira e misture ao creme, alternando com a água.

4. Passe o queijo pela peneira e, se necessário acrescente mais água.

5. Coloque o fermento em pó e mexa suavemente.

6. Asse em forno pré-aquecido, sem abrir, durante 30 minutos. Deixe corar bem, por mais uns 15 minutos mais ou menos, e faça o teste do garfo: espete e se sair limpo  é porque está pronto, então é só esfriar, ou saborear quente mesmo, se preferir!

0 comentários:

Postar um comentário