RSS

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pudim de Leite

        Pudim de leite é a sobremesa preferida do meu pai. Segundo ele, é doce na medida certa, se dissolve na boca com suavidade, espalhando sabor por todos os cantos. Sua textura é tenra e refinada... enfim... tudo de bom! Sempre que faço pudim é para ele, ou se ele não está, ainda assim me lembro dele. Impossível esquecer o olhar que meu pai lança para o pudim: um misto de supresa e entusiasmo, próximo do olhar vivo e ágil de uma criança! E é sempre assim: não interessa quantas vezes eu faça pudim, em todas as vezes ele consegue olhar para o pudim com o mesmo entusiasmo! Ainda bem, pois pudim não é apenas sua sobremesa preferida, é praticamente a única sobremesa que ele gosta.
       Sua paixão por pudins é tão conhecida que quando nos reunimos essa sobremesa não pode faltar. Minha irmã nem espera ocasiões de almoço ou de jantar, se meu pai vai visitá-la  trata logo fazer duas formas: uma para saborearmos juntos e outra para ele levar para casa. E a cara do meu pai, é claro, é só alegria! A receita dela é feita no fogão, usando uma panela para o banho maria, e fica esplendorosa. A minha é preparada no forno e também é deliciosa. Então, vou postar a minha receita hoje e fico devendo a receita de pudim da minha irmã. A diferença entre elas é que o pudim preparado no fogão fica mais firme, parece que é mais fácil de controlar a consistência.


Pudim de leite

Ingredientes
1 e 1/2 lata de leite condensado
2 medidas da lata de leite condensado de leite comum
4 ovos
1 pitada de fermento em pó
Calda de açucar




Modo de preparo

1. Prepare uma calda de açucar

2. Bata no liquidificador por 5 minutos todos os ingredientes, exceto o fermeto em pó.

3. Caramelize a forma com a calda

4. Deixe a água fervendo em uma panela, coloque a forma que usará para o banho maria no forno já pré aquecido.

5. Acrescente a pitada de fermento em pó (serve para dar consistência ao pudim)

6. Coloque na forma caramelizada, e cubra com papel alumínio

7. Leve ao forno preaquecido para assar em banho maria por 1hora.

8. Retire do forno, e quando estiver em temperatura ambiente leve à geladeira por no mínimo 6 horas.
 Ah... depois é só fazer cara de surpresa e saborear...rsss...rsss...

0 comentários:

Postar um comentário