RSS

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pão de queijo, pão de minas... Pão de minas mundo

         O pão de queijo desperta muitas paixões. Conheço pelo menos uma dezena de histórias, recheadas de afetividade e sabor, envolvendo o tal do pão de queijo! Hoje quero contar algumas que julgo que valem à pena pela beleza que carregam consigo!
        Estava eu em um congresso acadêmico, desses que as pessoas medem as palavras e agem sistematicamente conforme os códigos do campo científico: rigor, profundidade, embasamento teórico e coisa e tal. Quando das apresentações um dos convidados se identificou como mineiro, e quebrou a rigidez da formalidade se descrevendo apaixonado por Minas Gerais, tão apaixonado por essa terra e suas coisas que era possível que em seus emails saísse "cheirinho de pão de queijo"! Não houve na platéia quem não assentisse com cabeça, confessando que também gostava de pão de queijo!
       Outro dia levei para assar no trabalho alguns pães de queijo que havia preparado e congelado.  Depois de assado, sentei na cozinha com minha amiga para saborearmos e   a frase que ela encontrou para agradecer foi simplesmente "Deus é tão bom comigo!". E nos embalamos no universo dos sabores e suas lembranças, a ponto de minha querida amiga derramar algumas lágrimas. Lágrimas que falavam de sabores guardados na memória, de tempos de meninice que longe vão e ainda habitam de forma singela em nossos sentidos.
       Foi ela mesma, minha amiga querida, que depois da emoção me relatou essa passagem que prova que o pão de queijo não tem fronteiras. Me disse que sua irmã, brasileira que mora há tempos na Alemanha, ama pão de queijo. Acontece que lá não é possível encontrar um de seus principais ingredientes: polvilho. Ela até tentou levar o polvilho, mas imagine a confusão para embarcar com aquele pó branco...rss...rss. Contudo os amantes do pão de queijo não desitem jamais e sua irmã encontrou como alternativa misturas pré-prontas para pão de queijo que ela leva e guarda a sete chaves para momentos de muita vontade e muita saudade de sentir o gosto do pão de queijo de minas, alías pão de minas mundo!

Pão de Queijo

Ingredientes
2 copos de requeijão de leite
1 copo de requeijão de água
1 copo de requeijão óleo de soja
4 copos de requeijão polvilho azedo
1 e 1/2 de sal
2 copos de requeijão de queijo minas ralado
8 ovos

Modo de preparo

1. Em uma panela junte o leite, a água, o sal e o óleo e leve para ferver.

2. Despeje essa mistura sobre o polvilho e deixe esfriar.

3. Acrescente os ovos um a um e amasse bem.

4. Coloque o queijo e amasse um pouco mais.

5. Unte a mão com óleo e faça bolinhas, colocando-as afastadas, para crescerem, sobre forma untada .

6. Asse em formo préaquecido até dourar

Obs.: Essa receita rende muito, portanto se não tiver um batalhão para comer, faça as bolinhas, leve na forma  para o frezer até congelar e depois guarde em sacos plásticos. Quando a vontade bater é só levá-los congelados mesmo para assar em forno préaquecido.

0 comentários:

Postar um comentário