RSS

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pão integral... outra combinação saborosa e saudável

             Sou conhecida por muitos colegas, por cuidar da alimentação. Bolachinhas integrais, barras de cereal, frutas desitradas ou in natura, iogurtes naturais e outros, são os lanchinhos que carrego comigo. Então sempre me associam com comida integral, mais natural e como pensam comumente, pouco saborosa. Depois de ouvir esses comentários, feitos em tom de brincadeira, é claro, resolvi dar uma lição em meus colegas de trabalho. Lição com muito sabor e estilo, saudável, logicamente. Preparei um pão integral em meu horário de almoço, assei e levei para o trabalho. Ao chegar, surpresa: "Nossaa! A Késia trouxe uma vazilha grande, o que será?" Ao levantarem o guardanapo que os cobria eis a exclamação: " É pão, mas integral. Também não dá pra esperar outra coisa dela, não é gente?!"
          Tudo passou até a hora de saborear os pãezinhos que enrolei redondinho, do tamanho ideal para pequenos lanches que pedem muito sabor, coisas leves, bem fofinhas e gostosas. Ninguém acreditou que os pães eram integrais, acostumados que estavam com o amargo característicos dos pães integrais comercializados na maioria dos supermercados. Uma das colegas até levou o restante para casa para saborear com o marido no café-da-manhã. E agora, ninguém mais faz careta quando falo de coisas integrais, pelo menos não para esse pãozinho!


Pão Integral

Ingredientes
3 copos de requeijão de água morna
4 colheres de sopa de aveia em flocos
3 colheres de sopa de farinha de linhaça
3 colheres de sopa de farelo de trigo
3/4 de copo de requeijão de óleo de soja
3 colheres de sopa de açucar
1 colher de sopa de sal
2 colheres de sopa de fermento biológico
farinha de trigo até dar o ponto


Modo de preparo

1. Em uma bacia coloque a água, o açucar (não mexa) e o fermento biológico. Deixe repousar por 2 minutos.

2. Acrescente o óleo, a aveia, a farinha de linhaça, o farelo de trigo e o sal. Mexa devagar

3. Coloque a farinha de trigo e misture com o auxílio de uma colher até tomar consistencia suficiente para amassar com as mãos. É importante colocar a farinha de trigo aos poucos para que o pão não perca a leveza.

4. Amasse bem, enrole em forma de bolinhas, maior como pão de forma mesmo. Deixe crecer até dobrar de volume e asse em forno préaquecido. Tome cuidado para não bater, ou agitar a forma depois do pão crescido, senão ele pode murchar.

5. Asse até dourar, retire do forno e cubra com pano úmido por 5 minutos.



0 comentários:

Postar um comentário